terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Oliver Kanh


Oliver Rolf Kahn (Karlsruhe15 de Junho de 1969) é um ex-futebolista alemão.
Conquistou pela Alemanha a Eurocopa de 1996. Também foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2002.
É o único goleiro a ter conquistado o título de melhor jogador em uma Copa do Mundo, em 2002.
Começou a jogar futebol aos dezessete anos na sua cidade natal e com dezoito integrou a equipa júnior do Karlsruher SC. No entanto, Kahn nunca fez a sua carreira a nível de seleções juvenis daAlemanha. A sua estréia na Bundesliga ocorreu quando já tinha vinte e um anos, mas desde cedo mostrou ser um goleiro promissor. Ao fim de três temporadas, já era considerado um dos melhores do país. Assim, em Outubro de 1993, quando tinha vinte e quatro anos, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Alemã, embora não tenha chegado a entrar em campo.
No ano seguinte foi convocado para participar da Copa nos Estados Unidos, mas ficou no banco de reservar. Na temporada 1994/1995 deixou o Karlsruher para assinar contrato com o Bayern Munique, o mais conceituado clube da Alemanha. A sua transferência foi a mais cara envolvendo um goleiro.
Kahn assumiu logo a titularidade na equipe de Munique, mas em Novembro de 1994 uma lesão obrigou-o a parar por cinco meses. No entanto, mal regressou, encontrou logo a melhor forma e assumiu de novo a titularidade.
Assim, em Junho de 1995 conseguiu finalmente representar pela primeira vez a Seleção da Alemanha, num jogo contra a Seleção Suíça. Na Euro 1996 na Inglaterra e no Copa de 1998 na França, mas acabou ficando na reserva. Só quando o goleiro titular da seleção, Andreas Köpke, anunciou a sua aposentadoria da seleção após a Copa do Mundo de 1998, é que Kahn teve a oportunidade de assumir a titularidade da Alemanha.
Kahn teve a sua melhor fase na carreira em 2000, sendo eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão e o melhor goleiro da Europa. Em 2001/2002, depois de conquistar pelo Bayern Munique o quarto título Alemão, venceu também a Liga dos Campeões da UEFA.
Na Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coréia do Sul, Kahn conseguiu um feito inédito pois foi o primeiro goleiro a ser considerado o melhor jogador da competição. Kahn, em excelente forma, foi o principal responsável pela chegada da Alemanha à final da Copa, mas acabou perdendo para o Brasil. As suas boas atuações o levaram em Dezembro de 2002 a ser eleito pela FIFA o segundo melhor futebolista do ano, atrás do brasileiro Ronaldo.
Na Copa do Mundo de 2006 foi reserva da seleção quase todo o torneio, atuando apenas na disputa do terceiro lugar contra Portugal. Kahn fez uma atuação discreta. O resultado desta partida foi 3 a 1 para a Alemanha.
Segundo o DVD FIFA Fever, que fala sobre a história do futebol, ele é o melhor goleiro de todos os tempos. Sendo considerado o goleiro mais completo da história do futebol.
No dia 17 de Maio de 2008, Kahn se despediu como jogador profissional com uma vitória do Bayern por 4 a 1 sobre o Hertha Berlin.
Luvas de Kanh                                                                

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bento

Manuel Galrinho Bento (Golegã25 de Junho de 1948 — Barreiro, 1 de Março de 2007) foi um guarda-redes de futebol português, considerado por muitos o melhor guarda-redes de sempre do Benfica e de Portugal.

BENTO iniciou a sua carreira futebolística no Clube Atlético Riachense de onde foi tranferido para o FC Barreirense e foi transferido para o Benfica no ano de 1972. Inicialmente foi o substituto de José Henrique. Entre 1973 e 1976, Bento e Henrique alternaram na baliza, passando Bento a indiscutível titular em 1976, quando tinha 28 anos. Nesse mesmo ano, passou a defender as cores nacionais, nas qualificações para o Campeonato do Mundo de 1978. No primeiro jogo de Bento, Portugal perdeu no Porto, 0-2 contra a Polónia. Bento foi o guarda-redes nacional até 1986.
Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade. Possivelmente o seu melhor jogo foi nas meias-finais do Campeonato Europeu de Futebol de 1984, contra a França, que Portugal perdeu por 2-3. Bento jogou também no Campeonato do Mundo de 1986, no México, quando foi mesmo o porta-voz dos jogadores amotinados aquando do Caso Saltillo. Bento jogaria apenas o primeiro jogo no México, a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Num treino, partiu uma perna e esteve sem jogar quase toda a época seguinte. A partir de então passou a ser guarda-redes suplente ou terceiro guarda-redes do Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/92.
Bento tem o impressionante registo de 611 jogos pelo Benfica, nos quais sofreu 447 golos.
Depois de terminar a carreira de jogador, foi treinador de guarda-redes do SL Benfica. Tentou ainda a carreira de treinador principal no Leça, na União de Coimbra e no Amora, mas regressou à Luz onde trabalhava na formação das camadas jovens do clube. Numa entrevista a um jornal local do Barreiro, onde vivia, Bento confessou um dos seus segredos: Dentro das balizas que defendia colocava um par de luvas suplentes onde guardava o seu amuleto: um pedaço do corno esquerdo de uma vaca.
Morreu no dia 1 de Março de 2007, o dia seguinte à comemoração, no Casino Estoril, do 103º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, no qual esteve presente. Tinha 58 anos, e foi vítima de um enfarte fulminante.
          

domingo, 19 de dezembro de 2010

Higuita

Hoje como é o primeiro guarda-redes que vos vou apresentar , pensei em trazer-vos:
 José René Higuita Zapata, mais conhecido somente como Higuita no mundo do futebol, marcou uma era no mundo e na selecção(Colômbia) pela qual somou 68 partidas, e mesmo sendo guarda-redes marcou 3 golos!!!

   Começou sua carreia no Millonarios. Em 1986, transferiu-se para o Atlético Nacional onde ganhou seus principais títulos: Copa Libertadores da América (1989), Copa Interamericana (1990) e oCampeonato Colombiano (1994). Em 1991, transferiu-se para a equipe espanhola Real Valladolid, mas não se adaptou e voltou para o Atlético Nacional e foi vice-campeão da Libertadores em 1995. Em 1997, vai para o México jogar no Tiburones Rojos. Retorna à Colômbia em 1999 para jogar no Independiente Medellín e com rápidas passagens no Real CartagenaAtlético Junior,Deportivo Pereira e Bajo Cauca antes de ir para a Equador jogar no Aucas em 2004. Nesse mesmo ano é pego no exame antidoping que detectou traços de cocaína e foi suspenso. Retornou ao futebol para jogar no Guaros de Lara, da Venezuela, em julho de 2007. Volta para a Colômbia em 2008 e torna-se campeão da série B do Campeonato Colombiano com o Deportivo Rionegro. Nesse mesmo ano volta a jogar no Deportivo Pereira da primeira divisão. Encerrou sua carreira em 24 de Janeiro de 2010.
   Higuita ficou muito conhecido por seu estilo "louco" de jogar, que as vezes interferia no resultado do jogo. Higuita saia da sua área, jogando na linha, batia faltas, pênaltis, e ficou muito famoso por fazer a defesa escorpião, onde ele se joga para frente defendendo a bola com os pés.

http://www.youtube.com/watch?v=tnx3H6KdcxU&translated=1

Ola..

Neste Blog irao ser aprsentados Guarda-Redes que se destacam (ou se destacaram no passado) fora e dentro do nosso país!!!